PATRIMÓNIO RICO EM CANÇÕES



A canção tem um relevante papel educativo, sendo um instrumento pedagógico com grande impacto na vida das nossas crianças. Ao praticarem uma canção em contexto de sala-de-aula, os alunos não estão “apenas” a cantar, mas também a realizar uma atividade educativa de intensa aprendizagem e entretenimento em grupo.
Se houver uma prática pedagógica consciente e bem organizada, o professor ou o educador desenvolve, ao longo do processo de ensino de uma canção, um conjunto de pequenas atividades importantíssimas que contribuem para uma melhor aprendizagem de conteúdos e elementos centrais da educação, entre os quais se salientam: conteúdos da língua portuguesa (vocabulário novo, interpretação de texto e elementos da linguagem poética); conceitos como ritmo, acentuações silábicas e andamento; interpretação e expressão de emoções relacionadas com o texto e a música; cooperação com os restantes colegas para um propósito comum (capacidade de ouvir os outros e integrar-se no grupo); relevância de espaços de entretenimento e de brincadeira para a criatividade e companheirismo em contexto educativo (essenciais para o bem-estar das nossas crianças que passam um elevado número de horas nas escolas); expressão dramática (com a criação dos gestos adequados ao texto e sua representação); e canto afinado (competência que obriga ao desenvolvimento da exigência nos pormenores, da atenção e da repetição na aprendizagem de conhecimentos). Por estes motivos, é essencial que todas as nossas crianças pratiquem o canto e que as nossas escolas promovam a organização de coros e de momentos musicais.
No entanto, é igualmente imprescindível que existam novos autores de música e letras para canções, que tenham conhecimentos de poesia e da arte musical, que sintam a realidade atual e que a consigam expressar com os conhecimentos adequados de psicologia infantil. Neste âmbito, a Associação Regional de Educação Artística (AREA), em parceria com a Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), têm contribuído para a edição de centenas de autores regionais de canções infantis. Atualmente a Madeira é provavelmente a região do país com um maior número de canções originais para crianças, produzidas nas últimas décadas, um património cultural do qual nos devemos orgulhar.
Na sequência desta aposta estratégica na edição de autores regionais, a AREA vai lançar no próximo dia 21 de dezembro, às 18h30, no Museu Casa da Luz, o livro “Todos juntos a cantar”, da autoria de Carlos Gonçalves. A obra será apresentada por Francisco Fernandes e contará com a presença do Presidente do Governo Regional, Miguel Filipe Machado de Albuquerque.
Além de incentivar a criatividade de autores regionais, o livro “Todos juntos a cantar” demonstra a preocupação da AREA em fornecer, aos professores, canções acompanhadas de atividades pedagógicas que contribuam para uma prática musical lúdica e bem orientada. O livro é constituído por 26 canções, todas acompanhadas de propostas de atividade, que foram idealizadas por um conjunto de professores de expressão musical e dramática do pré-escolar e do 1.º ciclo. O livro contém ainda dois CD: um com as músicas cantadas pelo coro infantil da DSEAM; e outro com as versões instrumentais para os alunos poderem cantar com acompanhamento musical em contexto de sala-de-aula ou em concerto.
A todos os que participaram nesta edição – técnicos de som, ilustradores, paginadores, orquestradores, editores de partituras, revisores, cantores e autores – aproveito para agradecer publicamente. A AREA fica contente por mais uma vez ter sido o móbil que reuniu um conjunto alargado de boas vontades.

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