Rui Canário «O que é a Escola? : Um “olhar” sociológico»

O livro "O que é a Escola?" parte do princípio que vivemos há décadas numa “crise de escola” que, segundo Rui Canário, o autor do livro, significa simultaneamente uma crise da capacidade de pensar a escola. Perante esta alegada crise, o autor propõe, mais do que procurar soluções, contribuir para uma melhor compreensão do fenómeno, realizando uma compilação de pesquisas empíricas sobre o tema “escola”.

O livro está dividido em três partes que quase constituem três livros autónomos. Na primeira parte, Rui Canário gasta cerca de 50 páginas a defender a pertinência de um “olhar” sociológico sobre a escola, numa discussão epistemológica muito comum nalgumas correntes da sociologia e das ciências da educação, mas que é pouco atraente para os mais interessados em informações e soluções para os reais problemas da escola e menos interessados nas fragilidades epistemológicas destes domínios disciplinares.

A segunda parte do livro é a mais interessante e a que melhor corresponde ao título do livro. O autor realiza aqui uma síntese temática sobre a escola, em redor de quatro eixos fundamentais, onde apresenta as suas reflexões fundamentadas em vários exemplos educativos nacionais e internacionais. Os quatro eixos de análise são: (1) Processos de mudança na escola, onde é realizada uma abordagem da génese histórica da escola; (2) a escola e os fenómenos de mudança deliberada, em que o autor ilustra a dialéctica existente nos processos de mudança da escola, tendo como referência a contraposição entre um “lógica de reforma” e uma “lógica de inovação”, que têm coexistido desde os anos 60; (3) a escola como sistema de actores sociais, onde são analisados os papéis dos vários intervenientes da experiência escolar, principalmente professores e alunos; (4) a relação da escola com os territórios é o último eixo analisado, sendo dada preferência pelo autor às problemáticas da escola em meio rural e em zonas urbanas desfavorecidas.

Finalmente, a última parte do livro consiste num “post scriptum”, em que o autor defende uma releitura da obra de Ivan Illich, particularmente das suas propostas de desescolarização.
Rui Canário é licenciado em História pela Universidade de Lisboa e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Bordéus II, sendo actualmente professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.


A ficha do Livro

Autor: Rui Canário
Título: O que é a Escola? Um “olhar” sociológico
Páginas: 208 p.
Editora: Porto Editora
Assunto: Educação

Comentários