Volta ao Mundo em 40 Canções “Os países e as suas canções”



O livro A Volta ao Mundo em 40 Canções” é constituído por um conjunto de actividades divertidas, para pais e filhos ou para educadores e alunos. O livro é ainda acompanhado por um saboroso CD, onde constam as tais 40 canções indicadas no título.

Cada canção é acompanhada por algumas curiosidades sobre o país de origem e uma actividade. As actividades variam entre receitas de culinárias simples, para pais e filhos, e a construção de objectos de diferentes complexidades e utilidades (relógios, chapéus, borboletas, hipnotizadores de cobras, etc.). Deste modo, mesmo que o miúdo desafine e seja insuportável a cantar, sempre sobra a possibilidade de descobrir nele um potencial cozinheiro ou mesmo um artista plástico.

Para os professores e educadores, este pacote de livro+CD é uma ferramenta útil, principalmente porque torna mais fácil a tarefa de ilustrar aos alunos as músicas características dos 5 continentes. Em vez de procurar e pesquisar canções em 40 livros de diversas regiões, tem aqui um livro sistemático com algumas canções típicas de 40 terras.

Entre cantorias, cozinhados, hipnotizadores de cobras e algumas noções de geografia, o livro também indica alguns dos recordes de cada continente que a pequenada, e não só, gosta de saber. Por exemplo, sabia que o local mais seco do mundo se encontra no Chile (deserto de Atacama), que esteve sem chuva durante 1571 anos (de 400 a 1971)?; ou que a temperatura mais quente foi registada em El Azizia, na Líbia, com 58º C em 13 de Setembro de 1922? Na sua globalidade, as canções são muito agradáveis embora, há que dizer a bem da verdade, que nem sempre nos remetem claramente para o espaço geográfico indicado no livro. Há também que ter cuidado com pequenos lapsos de geografia contidos no livro (o Hawai não é um país) e com algumas desafinações nos agudos das crianças escolhidas para as gravações. Por último, também não é muito ortodoxo colocar a música “A Caminho de Viseu” como a canção representativa de Portugal, se bem que se compreende a escolha ao sabermos que a editora é de Santa Comba Dão. Esquecendo estes pequenos pormenores, há que reconhecer que a generalidade das canções são divertidas, sendo certamente atractivas para os mais pequenos, além de permitirem alargar de forma bastante positiva o repertório musical familiar.

Comentários