Inscreva-se no VIII Congresso de Educação Artística

por Paulo Esteireiro em JM-Madeira



O VIII Congresso de Educação Artística (VIII CEA) ocorre novamente no início de setembro, voltando a servir de espaço de arranque do novo ano letivo, para os professores das áreas da educação artística, alunos e agentes ligados ao setor da educação e cultura. A edição deste ano decorre na Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, entre os dias 6 e 8 de setembro, envolvendo mais de 200 pessoas. O prazo para inscrições antecipadas com desconto termina no dia 1 de julho. Até esta data pode inscrever-se por apenas 20 euros e usufruir de todas as ofertas do congresso. Pode consultar mais informações em www.madeira-edu.pt/dseam
Na sua oitava edição, este evento mantém-se fiel aos princípios que lhe deram origem: dar palco aos professores que queiram divulgar as suas boas práticas; possibilitar aos investigadores partilharem os resultados das suas investigações; disponibilizar um conjunto muito alargado e variado de oficinas de formação de curta duração, em diferentes áreas artísticas; contribuir para a inovação educacional na Madeira.
Este ano o evento continua a registar participações de professores e investigadores de fora da região. Sendo o único evento regular deste tipo em Portugal, que envolve diferentes áreas da educação artística (música, teatro, dança, artes visuais e cinema), este ano o CEA recebe novamente participantes de fora da Madeira – Lisboa, Bragança, Viana do Castelo, Aveiro, Porto, Lisboa, Coimbra, Vila Real, etc. – e do estrangeiro (Suiça e Brasil).
O debate do CEA irá realizar-se este ano em redor de três questões, que visam levar professores, investigadores, estudantes, gestores e administradores educativos, artistas, animadores culturais, animadores de serviços educativos dos museus, agentes culturais e demais interessados nas questões educativas, a refletir sobre problemas atuais, centrais e pertinentes da educação artística: 1) “Será a arte (im)prescindível? – A função da arte na construção da identidade”, onde se espera uma reflexão geral sobre o papel que as artes podem assumir na construção da identidade das nossas crianças e jovens, dentro e fora da escola, em espaços formais e informais. 2) “A saúde nas/das artes – O papel das artes na saúde da profissão docente”, onde se procura debater de que forma as artes podem ser promotoras da melhoria da qualidade de vida, aliada à saúde e ao bem-estar físico e emocional, da profissão docente; 3) “«Os alunos de hoje em dia não têm nada a ver com os de outros tempos…» – Perspetivas da motivação docente e estratégias para motivar alunos na atualidade das novas tecnologias”, onde se procura refletir sobre a motivação dos professores para a prática pedagógica e apresentar estratégias de motivação dos alunos na atualidade.
Tal como nas edições anteriores a Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) da Direção Regional de Educação vai atribuir novamente este ano o Prémio Educação Artística, que já é uma referência nesta área. Assumindo que o mérito deve ser reconhecido, a Direção Regional de Educação, pelas suas características próprias, encontra-se numa situação privilegiada para detetar e premiar os projetos de maior qualidade, longevidade, inovação e impacto na educação artística das crianças e jovens da região. Nas edições anteriores foram distinguidos projetos importantes como o Teatro Experimental do Funchal, o Grupo Dançando com a Diferença, o Núcleo de Música da Escola Secundária Francisco Franco, a Associação Musical e Cultural Xarabanda, o Festival Carlos Varela da Escola Secundária Jaime Moniz, a Associação de Bandas Filarmónicas da RAM e o Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova. Para saber quem será premiado este ano, o ideal é mesmo inscrever-se no VIII CEA e assistir ao vivo à divulgação do premiado da oitava edição.
Destaca-se também a melhoria do programa de atividades sociais, incluindo este ano um maior número de atividades extra-congresso com o propósito de melhorar os laços entre os participantes e dar a conhecer a Madeira (concerto, levada, almoço-convívio, entre outros). Esteve evento é organizado pela Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia da Direção Regional de Educação, contando com a produção da Associação Regional de Educação Artística.

Comentários