em JM-Madeira
A investigação é uma das áreas mais importantes para a promoção da inovação numa sociedade. Um dos elementos essenciais da investigação é a existência de espaços de debate, crítica e divulgação dos resultados alcançados pelos investigadores, nos seus projetos científicos. Assim, é crucial existirem revistas científicas que tenham conselhos científicos de relevo e que garantam a qualidade e o rigor do conhecimento a publicar. Tendo em consideração o atual panorama nacional, a Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) iniciou em 2011 uma revista científica dedicada à educação e às artes, que tem como título Revista Portuguesa de Educação Artística (ISSN 1647-905X, versão impressa, ISSN 2183-7481, versão online). Esta publicação tem como principal propósito divulgar os resultados de investigações e projetos realizados nas diferentes áreas artísticas, desde que direcionados para a educação.
O investimento neste tipo de publicação tem trazido diversos benefícios para a Madeira, entre os quais salientaria os seguintes: permite não se perder o caminho da inovação e da vanguarda da educação, visto que envolve-nos no processo de criação de novo conhecimento; evita que as nossas crianças e jovens tenham uma educação cristalizada no tempo; possibilita o acesso, em primeira mão, a informação de confiança – tão importante numa atualidade repleta de informação falsa ou pouco credível – sobre os problemas da educação; disponibiliza democraticamente a todos os agentes da educação o saber mais recente e avançado; permite-nos fazer parte duma comunidade inovadora que procura discutir os melhores caminhos para a educação artística; ajuda a manter a Madeira com o melhor serviço público de educação artística português e a ser líderes nesta área da educação.
Para se ter noção do tipo de projetos de investigação, cujos resultados são divulgados nesta revista, aqui ficam alguns exemplos selecionados de problemas educativos e debates políticos da atualidade, presentes no último volume: Qual o lugar da dança no atual sistema educativo português? Quais os aspetos mais importantes a considerar no ensino de uma canção? Qual o lugar da música na socialização escolar nas atividades de enriquecimento curricular da escola a tempo inteiro? Como identificar as zonas mais afetadas do corpo humano relacionadas com a prática instrumental e como resolver as causas da dor que delas advém? Como desenvolver uma aprendizagem musical sustentada em processos de resolução de problemas e de construção de conhecimento? Como utilizar a “escuta” na construção de uma personagem em teatro?
Para garantir a qualidade dos artigos publicados, a RPEA conta atualmente no seu Conselho Científico com 31 investigadores pertencentes a um conjunto alargado de países, tais como Espanha, França, Canadá, México, Colômbia, Brasil e, naturalmente, Portugal. A internacionalização da RPEA e o aumento da periodicidade de anual para semestral foram duas apostas importantes para alcançar, num futuro próximo, a indexação desta publicação em diretórios científicos mais influentes e conseguir, para a área da educação artística, uma publicação conceituada que auxilie os investigadores deste domínio a progredirem nas suas carreiras e a divulgarem os seus resultados a um público especializado mais alargado. Relembre-se que a RPEA é Indexada e Referenciada pelas seguintes três bases de dados internacionais de publicações periódicas científicas: ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and Social Sciences; Latindex – Sistema Regional de Informação para as Revistas Científicas de América Latina, Caribe, Espanha e Portugal; e DOAJ – Directory of Open Access Journals.
A investigação é uma das áreas mais importantes para a promoção da inovação numa sociedade. Um dos elementos essenciais da investigação é a existência de espaços de debate, crítica e divulgação dos resultados alcançados pelos investigadores, nos seus projetos científicos. Assim, é crucial existirem revistas científicas que tenham conselhos científicos de relevo e que garantam a qualidade e o rigor do conhecimento a publicar. Tendo em consideração o atual panorama nacional, a Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) iniciou em 2011 uma revista científica dedicada à educação e às artes, que tem como título Revista Portuguesa de Educação Artística (ISSN 1647-905X, versão impressa, ISSN 2183-7481, versão online). Esta publicação tem como principal propósito divulgar os resultados de investigações e projetos realizados nas diferentes áreas artísticas, desde que direcionados para a educação.
O investimento neste tipo de publicação tem trazido diversos benefícios para a Madeira, entre os quais salientaria os seguintes: permite não se perder o caminho da inovação e da vanguarda da educação, visto que envolve-nos no processo de criação de novo conhecimento; evita que as nossas crianças e jovens tenham uma educação cristalizada no tempo; possibilita o acesso, em primeira mão, a informação de confiança – tão importante numa atualidade repleta de informação falsa ou pouco credível – sobre os problemas da educação; disponibiliza democraticamente a todos os agentes da educação o saber mais recente e avançado; permite-nos fazer parte duma comunidade inovadora que procura discutir os melhores caminhos para a educação artística; ajuda a manter a Madeira com o melhor serviço público de educação artística português e a ser líderes nesta área da educação.
Para se ter noção do tipo de projetos de investigação, cujos resultados são divulgados nesta revista, aqui ficam alguns exemplos selecionados de problemas educativos e debates políticos da atualidade, presentes no último volume: Qual o lugar da dança no atual sistema educativo português? Quais os aspetos mais importantes a considerar no ensino de uma canção? Qual o lugar da música na socialização escolar nas atividades de enriquecimento curricular da escola a tempo inteiro? Como identificar as zonas mais afetadas do corpo humano relacionadas com a prática instrumental e como resolver as causas da dor que delas advém? Como desenvolver uma aprendizagem musical sustentada em processos de resolução de problemas e de construção de conhecimento? Como utilizar a “escuta” na construção de uma personagem em teatro?
Para garantir a qualidade dos artigos publicados, a RPEA conta atualmente no seu Conselho Científico com 31 investigadores pertencentes a um conjunto alargado de países, tais como Espanha, França, Canadá, México, Colômbia, Brasil e, naturalmente, Portugal. A internacionalização da RPEA e o aumento da periodicidade de anual para semestral foram duas apostas importantes para alcançar, num futuro próximo, a indexação desta publicação em diretórios científicos mais influentes e conseguir, para a área da educação artística, uma publicação conceituada que auxilie os investigadores deste domínio a progredirem nas suas carreiras e a divulgarem os seus resultados a um público especializado mais alargado. Relembre-se que a RPEA é Indexada e Referenciada pelas seguintes três bases de dados internacionais de publicações periódicas científicas: ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and Social Sciences; Latindex – Sistema Regional de Informação para as Revistas Científicas de América Latina, Caribe, Espanha e Portugal; e DOAJ – Directory of Open Access Journals.
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