7 Excelentes Motivos para Estudar um Instrumento Musical

por Paulo Esteireiro em JM-Madeira

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música, que se celebrou no passado dia 1 outubro, e tendo em consideração que estamos também na fase de início de um novo ano letivo, achei que seria importante sintetizar num pequeno texto alguns dos principais motivos para estudar um instrumento musical. Numa época em que há uma elevada oferta de entretenimentos para os nossos tempos livres, acredito que o estudo de um instrumento musical ainda é uma das atividades mais importantes e com maior impacto em várias dimensões da nossa vida. Assim, aqui ficam o que considero serem sete excelentes motivos para aprender um instrumento musical.

1. Contribui para conhecermos melhor a história cultural. O ensino da música clássica terá os seus defeitos, mas permite, como em poucas áreas, a aprendizagem de uma variedade de tipos de música e de períodos históricos. Através da música aprende-se a conhecer estilos diversificados como o medieval, o renascentista, o barroco, o clássico, o romântico, o moderno, o contemporâneo, a música tradicional e a popular, entre outros. A música em si é história e estudá-la permite-nos realizar uma autêntica viagem aos costumes do passado.

2. Aumenta a nossa capacidade de concentração. Tocar um instrumento requer que articulemos diversas tarefas em simultâneo – por vezes em longos períodos de tempo, consoante a duração das peças musicais –, o que só é possível com uma grande capacidade de concentração. O músico tem de pensar em atividades variadas como pulsação, ritmo, escalas, acordes, mão direita, mão esquerda, leitura de uma pauta – incluindo ler sempre à frente do que está a tocar – e audição, avaliando criticamente a correção do que está a executar. Esta capacidade de concentração é das coisas mais difíceis no início de uma atividade musical e que é muito trabalhada pelos professores com os seus alunos.

3. Aumenta a nossa capacidade de memória. Além do aumento da capacidade de concentração, uma das formas de conseguir articular as atividades variadas, que envolvem a prática musical, é através do aumento da nossa capacidade de memorização. No estudo de uma nova peça musical, torna-se muitas vezes necessário memorizar passagens mais difíceis ou mesmo a peça integralmente, de modo a conseguir executá-la na perfeição. Assim, é frequente que os estudos sobre o impacto da atividade musical no cérebro concluam que a prática musical pode aumentar a nossa memória.

4. Aumenta as nossas competências sociais e de trabalho em equipa. Normalmente, as escolas de música incentivam desde muito cedo a prática musical em conjunto, visto ser uma das estratégias que mais motiva os alunos a continuar a estudar um instrumento. Muitas vezes os amigos que se fazem na prática de conjunto – em duos, trios, bandas ou orquestras –, acabam tornando-se amigos próximos e alguns atingem uma relação quase ao nível da própria relação familiar. Essas relações são igualmente essenciais porque na prática de conjunto é fundamental aprender a cooperar com as pessoas ao seu redor e a saber lidar com feitios e personalidades, por vezes, muito diferentes.

5. Ensina-nos a ser perseverantes. Numa época de tanto facilitismo, em que as crianças e jovens rapidamente desistem de atividades que envolvam tempo e esforço – as consolas de jogos e os computadores trazem um retorno de satisfação mais rápido –, a aprendizagem de um instrumento ensina valores importantes como paciência e perseverança. Cada peça musical nova coloca um conjunto de dificuldades ao aluno, que é obrigado a repetir vezes sem conta secções difíceis até conseguir tocar a música corretamente. Por este motivo, na aprendizagem de um instrumento, é essencial ter bem articulado o triângulo professor-aluno-encarregado de educação, de modo a que o aluno não desista às primeiras dificuldades.

6. Melhora competências de leitura e de matemática. Para os fanáticos da matemática e do português, que acham que todos seremos matemáticos e escritores, é importante relevar que a música também contribui para melhorar algumas competências de leitura e de matemática. Desde a década de 1950, estudos demonstram que os alunos que tocam instrumentos são muitas vezes melhores em matemática. O mesmo acontece com a leitura em língua materna, onde investigações têm demonstrado que a leitura musical contribui para os alunos exibirem capacidades cognitivas superiores na aptidão de leitura, em comparação com os seus pares não treinados musicalmente.

7. Promove a autoexpressão e a felicidade. O ponto mais alto da música é, a meu ver, a sua forte relação com o nosso lado espiritual e emocional. A música é uma arte e tocar uma composição envolve sempre, ou devia envolver, a expressão de uma ou mais emoções. Quando se consegue atingir este patamar da autoexpressão e da expressão das emoções da peça musical, a prática de um instrumento pode tornar-se muito divertida e ser uma fonte de grande felicidade. Por todos estes motivos, arranje tempo e inscreva-se numa atividade musical.

Comentários