10 ANOS DE TEMPORADA ARTÍSTICA

Paulo Esteireiro | no JM
 Chamemos-lhe Alexandra, Manuel ou Matilde. Inscreveu-se numa atividade artística porque pretende aprender a tocar um instrumento musical, a dançar ou a representar. Adora a professora de música na escola e costuma ver na televisão artistas que são figuras públicas e têm prestígio social. Adora o que sente quando se expressa artisticamente e sonha ser famoso(a), subir a um palco e, fruto dos novos tempos, fazer vídeos para aparecer na televisão ou na internet. Decide assim inscrever-se em atividades artísticas extraescolares e aprender uma arte de palco, começando um percurso bem diferente do que imaginou. Percebe agora que, para aprender e ter sucesso, terá de percorrer um percurso feito de trabalho diário, de exigência, de autodescoberta física e emocional, de saber gerir o pouco tempo disponível – e como nas artes a gestão de tempo é essencial –, de constante confronto com a crítica e com a frustração, tudo obstáculos que consegue ultrapassar pela paixão pela arte e pelo sonho de poder expressar-se de forma artística em público – seja este um pequeno grupo de amigos, a comunidade escolar ou um público de concertos. A oportunidade de subir a palco é, evidentemente, um fator motivacional imprescindível para o sucesso de uma aprendizagem artística. Quando os alunos são bem preparados, a adrenalina e a satisfação no final de uma apresentação são absolutamente incríveis e recompensadores. Isso é constantemente comprovado pelos testemunhos das próprias crianças e jovens, conforme se pode observar no seguinte excerto de um texto de uma aluna da EB23 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega (Camacha), a Tatiana Santos, intitulado “Cor e emoção” e que descreve a experiência de atuar em palco no âmbito da Semana Regional das Artes: “Foi estranho estar ali no palco, aquele nervosinho miudinho, as borboletas em guerra pela minha barriga acima para se poderem libertar e, quando o fizeram, foi uma completa explosão de cores, de sentimentos de emoções […]. A satisfação que aquelas borboletas me trouxeram no final da apresentação, ao se libertarem de dentro de mim, e serem livres, foi ótima. Foi perceber o quanto bom é conhecer, interpretar e perceber as coisas como elas são; é parar por segundos diante de uma plateia e ver cada ponto de interrogação que cada criança, jovem, adulto e idoso tem dentro de si. E aquelas borboletas dentro de nós? São maravilhosas.” Foi com este objetivo de proporcionar experiências de palco às crianças e jovens da Madeira que, há 10 anos, a Secretaria Regional de Educação, através do então Gabinete Coordenador de Educação Artística – atual Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) – decidiu criar o projeto “Temporada Artística”. O projeto consiste na realização de uma média de 200 espetáculos por ano, em cooperação com os municípios da Região Autónoma da Madeira e em parceria com cerca de 100 entidades públicas e privadas, numa perspetiva descentralizadora. Os eventos são protagonizados por 19 grupos artísticos oficiais da DSEAM e por alunos das escolas, tendo envolvido em 2015 um total de 4756 crianças e jovens, que tiveram a oportunidade de atuar artisticamente num palco ou na televisão. Entre os cerca de 200 espetáculos anuais, a Temporada Artística da DSEAM contém eventos de referência do panorama regional e nacional, tais como: o Festival da Canção Infantil da Madeira, a Semana Regional das Artes (onde se inclui o ESCOLArtes, ex-MÚSICAebs), os Espetáculos Interativos (onde alunos das escolas participam com os grupos oficiais da DSEAM), os Espetáculos Inclusivos (que integram alunos com necessidades educativas especiais), o Concurso Jovens Artistas, os Espetáculos de Simbiose (mistura de diferentes áreas artísticas num único espetáculo, tais como óperas, musicais ou bailados) ou ainda os concertos turísticos de natal e fim de ano, na placa central. A relevância pedagógica e artística deste projeto é alargada também aos próprios professores. Muitas vezes, os professores das áreas artísticas quando entram na carreira docente têm poucas oportunidades de se manterem ativos como artistas. Assim, este projeto permite igualmente aos docentes manterem uma atividade artística regular e ficarem assim mais aptos para o ensino das artes. No momento em que se comemoram os 10 anos da “Temporada Artística” da DSEAM convém terminar referindo que o sucesso deste projeto e a sua sobrevivência só foi possível pelos impactos relevantes que tem na nossa comunidade. Estes impactos são comprovados pelo elevado número de parceiros que colaboram e acreditam no projeto; pelo elevado número de alunos e professores que conseguem ter uma prática artística regular em palco; pelo elevado número de espetadores, muitos dos quais em municípios com pouca atividade cultural; pela sua capacidade de sustentabilidade, derivada dos poucos custos do projeto; pela dinamização de cerca de 100 espaços culturais; pela cooperação que proporciona entre educação e os agentes ligados ao setor do turismo. Por toda esta relevância pedagógica, cultural e turística, resta dizer: Parabéns a todos os envolvidos pelo 10.º Aniversário!

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