CROWDFUNDING – FINANCIAMENTO COLETIVO | Paulo Esteireiro

CROWDFUNDING – FINANCIAMENTO COLETIVO

Na área da cultura, a questão do financiamento dos projetos é cada vez mais pertinente, sendo essencial para a sobrevivência de muitas atividades artísticas relevantes (espetáculos, edições de CD ou livros, formação, aquisição de equipamentos, produção de filmes, etc.). Por exemplo, se tivermos em consideração a redução do financiamento público nos últimos anos e a dificuldade de conseguir crédito a boas taxas de juro, então compreende-se que é cada vez mais imprescindível procurar fontes de financiamento fora dos apoios habituais e do sistema financeiro tradicional.
Na última década, o sistema de crowdfunding – normalmente traduzido por “financiamento coletivo” – tem ganho uma importância crescente como forma de recolher contribuições monetárias para projetos, através da Internet. Segundo dados de 2013, a indústria de crowdfunding recolheu aproximadamente 4,5 mil milhões de euros em todo o mundo, um valor que demonstra bem o impacto deste sistema. Em Portugal, o crowdfunding ainda está a dar os primeiros passos, sabendo-se que entre 2011 e 2014, as principais plataformas (PPL, Massivemov, Zarpante, entre outras) arrecadaram 1 milhão e 145 mil euros. Um valor muito abaixo do real potencial que esta área pode ter para a cultura portuguesa.
Como funciona então o modelo de crowdfunding? No que consiste esta recente forma de financiamento coletivo na internet? O criador do projeto (autor, grupo de indivíduos ou instituição) propõe uma ideia a ser financiada e coloca numa plataforma na internet os principais dados relevantes (descrição do projeto; recompensas para quem apoiar; informações sobre os autores e proponentes envolvidos; orçamento necessário; e o prazo para se poder apoiar a ideia). O projeto é então divulgado na internet e nas redes sociais e qualquer indivíduo, que se identifique com a ideia, pode apoiá-la financeiramente. Em troca receberá a recompensa proposta pelos proponentes do projeto, adequada ao apoio que tiver realizado.
O crowdfunding é acima de tudo uma forma da comunidade poder apoiar um projeto em que acredita, ou que considera relevante, e que de outro modo poderia não conseguir ser realizado. Por exemplo, no ano passado, consegui o dinheiro suficiente para editar o meu livro com CD “10 Novas Composições para Braguinha”, o que não teria sido possível sem os 51 apoiantes que contribuíram financeiramente para os custos da gráfica e da fábrica de CD, através do financiamento coletivo na plataforma PPL.
Neste momento, e até ao dia 23 de novembro, está a decorrer outra campanha de crowdfunding especialmente importante. A Associação Regional de Educação Artística, que tem contribuído para a edição de centenas de obras autores regionais, está à procura de financiamento para editar mais um livro de canções para crianças: Todos juntos a cantar – canções temáticas para a infância, da autoria do Doutor Carlos Gonçalves. O financiamento está a ser angariado através de uma campanha de crowdfunding e assim todos aqueles que queiram ver concretizado este projeto poderão apoiar no site http://www.areavirtual.pt.
Todos Juntos a Cantar é o último livro de canções infantis de Carlos Gonçalves e tem interesse para um público alargado, estando principalmente vocacionado para educadores de infância e professores do 1.º ciclo. O livro é constituído por 26 canções, acompanhadas de propostas de atividade, que são realizadas por um conjunto importante de professores de expressão musical e dramática do pré-escolar e do 1.º ciclo. O livro contém ainda dois CD a acompanhar: um com as músicas cantadas pelo coro infantil da DSEAM; e outro com as versões instrumentais para os alunos poderem cantar com acompanhamento musical em contexto de sala de aula ou em concerto. As receitas do crowdfunding vão totalmente para os custos da gráfica e da fábrica de CD, revertendo depois as vendas para as atividades do coro infantil – a quem o autor cedeu graciosamente todos os direitos desta edição.
O Coro Infantil da DSEAM é um dos coros mais importantes a nível nacional e foi constituído em outubro de 1987, na dependência da Secretaria Regional de Educação. Atualmente é composto por 60 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 13 anos.

Ajude a Associação Regional de Educação Artística a editar mais esta obra e junte-se a um movimento de apoio à canção infantil em língua portuguesa. Saiba mais em http://www.areavirtual.pt.

Comentários