INVESTIGAÇÃO NO DOMÍNIO DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA por PAULO ESTEIREIRO

A investigação é uma atividade imprescindível para um melhor conhecimento da realidade e para promover a inovação, em qualquer área científica. Ao longo do processo de investigação, o investigador desenvolve valências importantíssimas à vida em sociedade tais como o pensamento crítico, a criatividade, a capacidade de resolução de problemas, a autoconfiança, a independência intelectual e o desenvolvimento de padrões de excelência.
Mas o que se pode fazer para a investigação florescer numa sociedade? Que tipo de atividades permitem aumentar a qualidade da investigação numa região? Além da resposta evidente que é a existência de uma universidade, a instituição promotora da investigação por excelência, é relevante referir que para existir investigação de qualidade se torna essencial a sociedade promover atividades que contribuam para o seu florescimento, entre as quais destaco as seguintes: congressos, onde os resultados dos projetos de investigação possam ser apresentados e criticados pelos pares (salienta-se aqui o VI Congresso de Educação Artística que vai decorrer nos próximos dias 9 a 11 de setembro, na Escola Dr. Horário Bento de Gouveia e para o qual ainda é possível inscrever-se); centros de investigação, em que os membros possam trabalhar em equipa e desenvolver projetos entre pares; ou revistas científicas credíveis, onde possam ser publicados os resultados das suas pesquisas.
Neste âmbito, o projeto da Revista Portuguesa de Educação Artística (RPEA), publicação com arbitragem científica e indexada em dois diretórios de revistas científicas internacionais, tem especial relevância. O projeto desta revista conta já com seis anos de atividade e no próximo dia 7 de setembro, às 15h00, será apresentado o quinto número desta revista anual, no auditório da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, serviço da Direção Regional de Educação que promove esta publicação.
Ao longo do último ano a RPEA conseguiu a indexação em dois diretórios de revistas científicas, concretizando assim a sua estratégia de inclusão em bases de dados internacionais de publicações periódicas prestigiadas no domínio da ciência. A primeira etapa foi realizada com a indexação no diretório Latindex (Sistema Regional de Informação para as Revistas Científicas de América Latina, Caribe, Espanha e Portugal) e, passado poucos meses, a RPEA foi integrada no Índice Europeu de Referência para as Ciências Sociais e Humanas (ERIH PLUS). Este reconhecimento internacional da RPEA comprova a importância do investimento realizado pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Educação, no domínio da investigação na área da educação artística. Com estas indexações em importantes diretórios de revistas científicas, a RPEA confirma o seu lugar de destaque no panorama das publicações científicas portuguesas, sendo atualmente reconhecida como uma das mais importantes revistas na área da educação artística em Portugal. O Latindex é um sistema de informação académico, especializado em periódicos científicos editados nos países Ibero-americanos. O sistema é fruto da cooperação entre diferentes instituições de 23 países e está disponível para consulta em http://www.latindex.org. Em Portugal o Latindex está representado na Fundação para a Ciência e a Tecnologia, instituição que emitiu a autorização da indexação da RPEA.
O Índice Europeu de Referência para as Ciências Sociais e Humanas (ERIH PLUS) foi criado e desenvolvido por investigadores europeus, sob a coordenação do Comité Permanente para as Humanidades (SCH), da Fundação Europeia da Ciência (ESF – European Science Foundation). Para serem incluídos no ERIH PLUS, os periódicos científicos nas áreas das ciências sociais e humanas devem respeitar padrões de referência científicos, que se baseiam nos princípios utilizados pelo ESF e pela Associação Norueguesa de Instituições de Ensino Superior.

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