"Vantagens das Artes na Educação" por Paulo Esteireiro (do guião do documentário "Educar com Arte")


A experiência artística é uma das mais belas e enigmáticas actividades do ser humano. Ao longo dos tempos muitos dos principais intelectuais da humanidade procuraram compreender o fenómeno artístico e tentaram decifrar os seus benefícios, mas esta é uma área em que a própria Ciência tem ainda dificuldade de entender.
Um ponto é no entanto consensual para as pessoas que no dia-a-dia participam no mundo artístico. A arte pode fazer uma grande diferença na vida das crianças e jovens. Além de desenvolver as competências do próprio domínio das artes, tais como cantar, dramatizar, pintar ou dançar, a prática de uma área artística tem ainda um outro conjunto de benefícios indirectos: pode ajudar a desenvolver a imaginação, a linguagem, as competências sociais, a concentração, a criatividade, as competências cognitivas, a capacidade de resolução de problemas e muitas outras áreas importantes para um crescimento integral e harmonioso.  É por estes motivos que as artes têm sido valorizadas pelos principais pedagogos como parte crucial do processo educativo e têm sido integradas no currículo escolar de todos os países.
No meio escolar, as artes podem ocupar um papel central no crescimento da criança, logo desde os primeiros anos. A experiência das artes promove nas crianças um mundo mágico, entusiasmante e um forte sentimento de felicidade. Um dos pontos essenciais da actividade artística é o momento de subir ao palco. A preparação da apresentação do número artístico a uma comunidade envolve sempre um processo longo, em que valores essenciais como a criatividade, disciplina, persistência, tolerância e respeito pelo outro são obrigatórios para o sucesso de todos. No palco, acontece a oportunidade de transmitir emoções aos outros, através de uma expressão artística que a criança ou jovem esteja a desenvolver.
Quanto mais tempo a criança ou jovem dedica a uma actividade artística, maior consciência ganha da importância desta não só para o seu crescimento artístico, mas também para o seu crescimento pessoal. Com uma prática artística regular e acima de tudo bem orientada, desenvolvem-se valores como a auto-estima, a confiança e uma maturidade social, derivada do constante trabalho de equipa e da experiência acumulada de projectos passados, em que a apresentação artística foi realizada com sucesso.

No final, talvez o objectivo máximo e utópico da educação pela arte seja a criação de um ser humano integral, mais sensível, mais confiante, mais consciente da comunidade que o rodeia e mais aberto para os outros.



Texto de Paulo Esteireiro publicado no Jornal da Madeira de 28-1-2011

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