A experiência artística é uma das mais belas e enigmáticas
actividades do ser humano. Ao longo dos tempos muitos dos principais
intelectuais da humanidade procuraram compreender o fenómeno artístico e tentaram
decifrar os seus benefícios, mas esta é uma área em que a própria Ciência tem
ainda dificuldade de entender.
Um ponto é no entanto consensual para as pessoas que no
dia-a-dia participam no mundo artístico. A arte pode fazer uma grande diferença
na vida das crianças e jovens. Além de desenvolver as competências do próprio
domínio das artes, tais como cantar, dramatizar, pintar ou dançar, a prática de
uma área artística tem ainda um outro conjunto de benefícios indirectos: pode
ajudar a desenvolver a imaginação, a linguagem, as competências sociais, a
concentração, a criatividade, as competências cognitivas, a capacidade de
resolução de problemas e muitas outras áreas importantes para um crescimento
integral e harmonioso. É por estes
motivos que as artes têm sido valorizadas pelos principais pedagogos como parte
crucial do processo educativo e têm sido integradas no currículo escolar de
todos os países.
No meio escolar, as artes podem ocupar um papel central no
crescimento da criança, logo desde os primeiros anos. A experiência das artes
promove nas crianças um mundo mágico, entusiasmante e um forte sentimento de
felicidade. Um dos pontos essenciais da actividade artística é o momento de
subir ao palco. A preparação da apresentação do número artístico a uma
comunidade envolve sempre um processo longo, em que valores essenciais como a
criatividade, disciplina, persistência, tolerância e respeito pelo outro são
obrigatórios para o sucesso de todos. No palco, acontece a oportunidade de
transmitir emoções aos outros, através de uma expressão artística que a criança
ou jovem esteja a desenvolver.
Quanto mais tempo a criança ou jovem dedica a uma actividade
artística, maior consciência ganha da importância desta não só para o seu
crescimento artístico, mas também para o seu crescimento pessoal. Com uma
prática artística regular e acima de tudo bem orientada, desenvolvem-se valores
como a auto-estima, a confiança e uma maturidade social, derivada do constante
trabalho de equipa e da experiência acumulada de projectos passados, em que a
apresentação artística foi realizada com sucesso.
No final, talvez o objectivo máximo e utópico da educação
pela arte seja a criação de um ser humano integral, mais sensível, mais
confiante, mais consciente da comunidade que o rodeia e mais aberto para os
outros.
Texto de Paulo Esteireiro publicado no Jornal da Madeira de 28-1-2011
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