Visões de Futuro para a Educação Artística - Ciclo de Conferências


A Secretaria Regional de Educação e Cultura / DRE, através do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA), apresenta um Ciclo de Conferências intitulado “Visões de Futuro para a Educação Artística”. O Ciclo é constituído por seis conferências que irão decorrer entre Março e Dezembro de 2010 e é realizado em parceria com o Centro de Estudos de História do Atlântico.


Numa época de forte crise económica, este ciclo tem como um dos principais objectivos divulgar em conferência as opiniões e reflexões de especialistas em diversas áreas artísticas, sobre as estratégias a seguir no domínio das artes e da educação.

A primeira conferência irá decorrer no próximo dia 30 de Março (4.ª feira), às 18:00h, no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (Rua das Mercês, 8 – Funchal) e terá como tema "Visões de Futuro para a educação artística: reflexões de investigadores, docentes, dirigentes públicos e artistas". O conferencista será o Dr. Paulo Esteireiro, Chefe da Divisão de Investigação e Documentação, que apresentará a opinião de vários especialistas regionais e nacionais no domínio da educação artística, cujas opiniões foram recolhidas ao longo dos últimos quatro anos. Estas opiniões serão enquadradas com dois estudos realizados recentemente por um conjunto de especialistas ingleses e portugueses sobre a educação musical e artística.

As conferências seguintes são dedicadas a temas diversificados que permitirão ter uma noção da grande variedade de ações artísticas no domínio da educação existentes atualmente na Madeira. Assim, no próximo dia 25 de Maio, será possível ouvir o ator e encenador Élvio Camacho, a proferir uma conferência intitulada "Não só sobre o ensino da arte, mas sobre a arte do ensino (para criarmos testemunhas e não espetadores) "; no dia 13 de Julho, Henrique Amoedo, Diretor Artístico do Grupo Dançando com a Diferença, vai realizar uma conferência sobre "Dança Contemporânea: Visões do passado e perspetivas futuras"; no dia 28 de Setembro, Rita Rodrigues, Investigadora e Professora de Artes Visuais apresenta uma conferência designada "(…) lembrai-vos de que sou a Loucura e, além disso, falei como mulher". (Erasmo, Elogio da Loucura): Testemunhos do passado / visões de futuro para a Educação Artística; no dia 26 de Outubro, Eduardo Costa, produtor e formador de audiovisual e multimédia, que falará da sua experiência neste domínio na conferência "As Memórias que Nunca se Apagam; e finalmente a 7 de Dezembro, o ciclo será encerrado por Rui Vieira Nery, diretor do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura, que se dedicará ao tema “As Artes no curriculum educativo e a formação artística vocacional: diferentes missões, estratégias distintas”. Todas as conferências realizam-se às 18:00h no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico e têm entrada livre.

Comentários