I Congresso Regional de Educação Artística


«Numa época de forte globalização, como podemos preservar a arte e os artistas locais e regionais, através da educação?»

No âmbito das comemorações dos 30 anos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, a Secretaria Regional de Educação e Cultura vai promover o I Congresso Regional de Educação Artística, destinado a todos os agentes dos domínios da educação e da cultura. Este evento vai decorrer nos próximos dias 14 e 15 de Setembro, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal).
Terminado o período de inscrições, é com muito agrado que se constata que o Congresso conta com uma elevada adesão dos docentes e investigadores de educação artística. No total, participarão cerca de 180 professores e investigadores neste evento, número que demonstra bem a dinâmica actual do ensino artístico na Madeira. Outro factor de sucesso que convém realçar é o facto de o Congresso ter extravasado as fronteiras da Região. Assim, entre os 180 participantes encontram-se docentes vindos do Algarve, Setúbal, Évora, Lisboa, Oeiras, Coimbra, Viseu e Porto, aspecto que ganha mais importância se tivermos em consideração o custo acrescido do avião e alojamento para estes participantes.
Mas o Congresso não é apenas um sucesso no número de inscrições e na diversidade geográfica dos participantes. O número de comunicações e workshops que irão decorrer ao longo dos dois dias é também merecedor de destaque. No total, serão realizadas 9 comunicações e uma conferência em sessão plenária; 17 comunicações em sessões livres; e 10 workshops em áreas distintas como a dança, o teatro, a música e as artes plásticas. Assim, no total, o congresso permitirá aos participantes a audição de 27 comunicações e um bom leque de escolhas no plano da prática educativa.
O Congresso está organizado em redor de três temas principais: (1) Formação Contínua de professores (como manter os profissionais do ensino artístico actualizados ao longo da vida e em contactos regulares com as realidades educativas de outros países?); (2) globalização e regionalização curricular das artes (numa época de forte globalização, como podemos preservar a arte e os artistas locais e regionais, através da educação?); (3) projectos pluridisciplinares em artes (como integrar as várias artes no ensino genérico - teatro, dança, música e artes plásticas - em projectos pluridisciplinares?).
Para além das sessões será desenvolvido um programa social constituído por vários tipos de acções: espectáculo musical no Auditório da Escola Dr. Horácio Bento Gouveia, protagonizado pelo Quinteto Drumond de Vasconcelos (direcção artística do professor Manuel Morais da Universidade de Évora); Feira de edições (ao longo do Congresso) e Entrega do prémio 'Educação Artística 2010'.
Os interessados, mesmo que não inscritos no Congresso, podem visitar a Feira de Edições e assistir ao Concerto (sujeito às vagas do Auditório) que irá decorrer no dia 14 de Setembro pelas 17h45.

Comentários