Um Século de Música Sacra na Madeira

A Secretaria Regional de Educação e Cultura, através da Direcção Regional dos Assuntos Culturais, publicou uma edição intitulada 'Um Século de Música Sacra na Madeira', uma antologia exaustiva da música religiosa cantada nas Igrejas da Madeira desde o último quartel do século XIX até ao final do século XX. A obra é da autoria do Dr. João Arnaldo Rufino da Silva, o principal especialista sobre música sacra madeirense do século XX, que tem realizado vários artigos sobre este tema em publicações diversificadas.

De modo a salientar a importância desta edição, é talvez esclarecedor começar com alguns números, bem ilustrativos da complexidade da tarefa concluída agora pelo Dr. Rufino da Silva. No total, esta edição tem 896 páginas e foi por esse motivo dividida em dois volumes, cada um com cerca de 450 páginas. Outro número significativo é o número de peças musicais transcritas em notação moderna propositadamente para esta edição: 774 peças musicais! Os dois volumes agora publicados constituem o culminar de uma vida dedicada à prática e ao estudo da música sacra.


O Dr. Rufino da Silva compilou estas peças musicais ao longo de décadas, através do estudo das principais colecções musicais de manuscritos dispersas por várias instituições e personalidades da Madeira. Como é possível ler nos breves apontamentos que faz a algumas das músicas, estas encontram-se na posse de coleccionadores privados - Cónego Damasceno, Padre Sumares, entre outros - e institucionais - Seminário Diocesano, Gabinete Coordenador de Educação Artística e Direcção Regional dos Assuntos Culturais.


Algumas das músicas desta antologia merecem ser recuperadas também em gravação áudio. Por exemplo, a qualidade musical de alguns motetes do compositor madeirense Anselmo Serrão (1844-1922) ou mesmo algumas obras de Luiz Peter Clode (1904-1990) merecem ser gravadas e divulgadas em CD, devido à sua beleza musical e riqueza espiritual. Naturalmente que nem todas as peças musicais aqui compiladas são interessantes de um ponto de vista musical, se analisadas individualmente. Mas do ponto de vista histórico, este conjunto de peças musicais constitui uma preciosa antologia que permite reconstituir fielmente a história dos géneros musicais sacros utilizados nas Igrejas madeirenses ao longo do século XX.

Comentários