Série de Documentários - Músicos Madeirenses

A Secretaria Regional de Educação e Cultura em parceria com a RTP-Madeira produziu uma série de seis documentários intitulada: Músicos madeirenses. O projecto foi operacionalizado pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística da Direcção Regional de Educação e os documentários vão ser transmitidos na RTP-M, às 4.ª feiras pelas 21h35, sendo repetidos aos Domingos, às 13h30, entre os dias 7 de Janeiro e 15 de Fevereiro.

A motivação para este projecto surgiu no âmbito da Regionalização do Currículo de Educação Musical, levado a cabo pela Secretaria Regional de Educação e Cultura. A ideia era realizar breves documentários sobre personalidades madeirenses, que servissem de recurso didáctico no contexto de sala de aula. A RTP-M associou-se ao projecto e o resultado são seis documentários que contam histórias de sucesso da vida musical madeirense.


Assim, ao longo das próximas seis semanas, os madeirenses poderão ficar a saber: a história da vitória de Sérgio Borges no Festival RTP da Canção em 1970; como Luiz Peter Clode e outras individualidades madeirenses fundaram na década de 40 a Academia de Música da Madeira, antecessora do actual Conservatório; a história do hino da Madeira e alguns dados biográficos do seu autor, João Victor Costa; a viagem a Londres, em 1928, de Fernando Clairouin com o Sexteto Dr. Passos Freitas, para gravar uma série de discos com a editora His Master’s Voice; como foi realizada a recepção aos reis D. Carlos e D. Amélia em 1901, na Quinta Magnólia e quem era o maestro do baile então realizado; e, finalmente, alguns momentos da vida musical de Maximiano de Sousa (“Max”).

Os documentários têm sempre momentos musicais em que se pode ouvir algumas das obras musicais destes compositores madeirenses. Parte das composições aqui apresentadas são interpretadas pelos próprios músicos e outras foram recuperadas por intérpretes actuais. Foram igualmente entrevistados vários investigadores e familiares dos músicos visados, para tentar reconstituir com rigor as histórias narradas.

No domínio da investigação de imagens, contou-se com o apoio do Arquivo da RTP e de Rui Camacho (Xarabanda e DRAC). A autoria dos documentários é de Paulo Esteireiro, com excepção do programa dedicado a Max, que é da autoria de Rubina Fernandes e Renata Barros. A realização é da responsabilidade de Paulo Gouveia (RTP-M). A Direcção Geral é de Carlos Gonçalves.

Comentários

Anónimo disse…
Magníficos documentários! Uma óptima fonte de informação para que os próprios madeirenses conheçam o que a sua terra já produziu e produz.