A Música para Piano na Madeira - Paulo Esteireiro e Rui Magno Pinto (coordenadores)


Este é o terceiro volume da Colecção “Madeira Música”, que é resultado de uma parceria entre duas Direcções Regionais: a Direcção Regional de Educação e a Direcção Regional de Assuntos Culturais. O projecto foi operacionalizado pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística e contou com a coordenação de Paulo Esteireiro e Rui Magno Pinto.
Na parte de investigação e autoria de textos, este terceiro volume contou com o apoio do Centro de Estudos de História do Atlântico, através do seu director Doutor Alberto Vieira, de Rui Magno Pinto, investigador madeirense Licenciado em Ciências Musicais e antigo aluno do GCEA, da Musicóloga Vera Lopes Inácio, do Professor Jorge Borges, docente na Escola Francisco Franco e da Associação Musical e Cultural Xarabanda, através do seu presidente Rui Camacho.Na parte musical, colaboraram cinco pianistas nas gravações deste CD: Jorge Borges, Lénia Correia, Olga Kuts, Ricardo Rodrigues, Rogério Rodrigues. A colecção “Madeira Música” tem como principal propósito recuperar obras musicais madeirenses do passado e divulgá-las em formato didáctico-cultural. Neste terceiro volume, é possível:


1. Ouvir onze peças para piano madeirenses, do início do século XIX até meados do século XX;
2. Visualizar e imprimir as partituras, numa edição moderna, das músicas gravadas nesta publicação;
3. Saber quando foi inventado o piano e quando foi difundido na Madeira;
4. Conhecer o contexto social da prática do piano no século XIX;
5. Saber alguns dados biográficos de dez importantes compositores para piano na Madeira desde o 2.º quartel do século XIX a meados do século XX: Duarte Joaquim dos Santos, Ricardo Porfírio de Afonseca, Amélia Augusta de Azevedo, Francisco Vila y Dalmau, Nuno Graciliano Lino, Dário Flores, Edmundo Lomelino, Luiz Peter Clode, Tony Amaral e Hélder Martins.


Todos os conteúdos presentes nesta edição podem ser visualizados num computador e as músicas podem ser ouvidas num leitor de CD ou no próprio computador.


Para comprar este CD-Rom+Áudio clique aqui.

Comentários