João A. Lopes «Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita»

O atraso educativo é um problema clássico e central em Portugal, cuja discussão de forma sistemática remonta ao final do século XIX, já lá vão mais de 100 anos. É certo que, entretanto, o problema mudou muito e que nos últimos 30 anos Portugal teve um avanço significativo neste domínio. No entanto, a frieza dos números não engana, continuando as estatísticas europeias a mostrar Portugal como o país com a maior taxa de abandono escolar precoce. Cerca de 45 em cada 100 portugueses, entre os 18 e os 24 anos, não concluem o ensino secundário e não se encontram a frequentar qualquer tipo de ensino.

Mas o que justifica uma taxa de abandono tão elevada? Entre as principais causas para o insucesso escolar e para este abandono precoce, há quem saliente – como é o caso de João A. Lopes, o autor deste livro, professor no Departamento de Psicologia da Universidade do Minho – as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita durante os primeiros anos de escolaridade.

Este não é um problema menor e muito menos um problema localizado exclusivamente em Portugal. Ao colocar este tema na ordem do dia, João A. Lopes está a tentar colocar como prioridade em Portugal um dos temas centrais da Educação na Europa a 25. Por exemplo, uma das acções do programa SÓCRATES – um dos mais importantes programas da União Europeia na área da Educação –, destaca apenas três temas prioritários para a «observação, análise e inovação» dos investigadores. Entre esses três temas prioritários, encontra-se este problema das baixas competências dos alunos em leitura, sendo apoiadas pelo programa SÓCRATES as investigações que se insiram dentro do seguinte objectivo: «compreender melhor para melhor combater o fenómeno das baixas competências em leitura e dos leitores com dificuldades.» Deste modo, a temática do livro não podia ser mais pertinente e actual, sendo um problema que definitivamente deve entrar na ordem do dia dos educadores e das políticas de educação.

O livro está organizado em duas partes principais. Na primeira, o autor aborda pormenorizadamente o conceito de «dificuldades de aprendizagem» e apresenta resumidamente algumas das principais causas para este fenómeno, entre os quais destaca: (1) factores psicológicos, tais como défice de linguagem, de memória e de atenção; (2) factores socioculturais, como por exemplo pobreza de vocabulário do contexto familiar ou falta de estimulação na família para os livros; (3) factores institucionais, tais como o tipo de ensino ministrado à criança e a qualidade do currículo; (4) e finalmente factores neurofisiológicos, entre os quais se destacam disfunções cerebrais mínimas e factores genéticos.

Na segunda parte do livro, João A. Lopes apresenta sinteticamente a sua proposta de solução para este problema: a organização de serviços de apoio que antecipem o surgimento das dificuldades de aprendizagem de leitura e da escrita, antes de se iniciar a fase de angústia dos alunos da escola e consequente desmotivação e abandono escolar.

Um livro bastante positivo, não tanto pela proposta de solução do autor (que carece de alguma falta de pormenor), mas pela compilação de informação que realiza sobre um tema central para o desenvolvimento da educação em Portugal.


A ficha do Livro

Autor: João A. Lopes
Título: Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita
Páginas: 160 p.
Editora: Edições ASA
Assunto: Educação

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