Jorge Salgueiro “Symphony no. 2 : Mare Nostrum”

Ouvir música como quem lê um livro. Esta é, de certo modo, a proposta do compositor Jorge Salgueiro, com a sua nova Sinfonia n.º 2 “Mare Nostrum”. O compositor partiu de uma ideia extra-musical para arquitectar a sua Sinfonia n.º 2, um recurso muito habitual no período musical romântico, época em que se tornou comum as sinfonias terem um programa escrito, para servir de inspiração ao ouvinte enquanto apreciava a audição musical. Um dos exemplos mais conhecidos de música programática é a Suite Sinfónica “Sherezade” do russo Rimski-Korsakoff, em que o compositor se baseou em textos das “mil e uma noites”, para construir os vários andamentos (“O mar e o barco de Sindbad”, “A História do Príncipe Kalender”, etc.).

No caso da obra de Jorge Salgueiro, o tema extra-musical é a epopeia dos navegadores portugueses de 1500, que inspirou o compositor a escrever pequenas histórias para cada um dos 4 andamentos, que constituem esta sinfonia:

1. “Vocatorius” – «Em sua casa, o Comandante dorme. No sonho ouve um chamamento de Sereias com promessas de um novo tempo. Acorda e avisa toda a guarnição de que irão partir. Iniciam a viagem. É a alegria de navegar, a faina, o cerimonial de navegação.»

2. “Sirenis” – «A guarnição dorme; acordado, só o pessoal de quarto. Soa o toque de alvorada. [...] Ouvem o inebriante canto de Sereias ao qual vão, inconscientemente, tentando resistir, como quem luta contra o sono e procura continuar desperto. [...] Sem governo, o navio acaba por se afundar, cedendo à tempestade que sobre ele abate.»

3. “De Profundis” – «Verificando o resultado perverso dos seus cantos, as Sereias recorrem aos seus poderes para voltarem a dar vida aos Marinheiros [...]. O navio inicia então a viagem fantástica de regresso à superfície e ressurreição da guarnição. [...] Vence e navega finalmente sobre um majestoso e imenso oceano.»

4. “Adventus” – «Sereias e Marinheiros finalmente cruzam sonhos. Com a ajuda das Sereias aviagem chega então ao fim, dando início a um novo tempo de contacto, conhecimento e entendimento entre os Povos.»

Além da temática dos descobrimentos, no plano das ideias extra-musicais, Jorge Salgueiro buscou também inspiração em pinturas de autores do século XIX (imagens que estão a ilustrar os andamentos), que são também uma referência para a audição.

No plano musical, o compositor serviu-se de materiais temáticos alusivos à Marinha, tais como a Marcha dos Marinheiros e os toques da Armada. No andamento “Vocatorius”, por exemplo, um dos temas principais é o Sinal da Armada, que serve de base, segundo o próprio compositor, a «toda a gramática musical do primeiro andamento» e que depois é «retomado no final da obra.»

Uma das maiores riquezas da obra é mesmo o excelente carácter descritivo dos temas melódicos, que emocionalmente estão muito bem conseguidos, sendo um bom exemplo disso o tema do sono no início do 1.º andamento, que simboliza o sono do comandante, reaparecendo mais tarde, no 2.º andamento, quando se evoca a imagem da guarnição a dormir.

Comentários

Anónimo disse…
Feliz ano homem!