Nils Petter Molvaer “er”




O Trompetista, compositor e produtor norueguês Nils Petter Molvaer (NPM) acabou de lançar um novo álbum de “new jazz” intitulado “er”. Uma das principais características da música de NPM é a fusão de múltiplos estilos (Jazz, ambiente, “House”, música electrónica, hip-hop, rock, pop, etc.).


Em “Er” NPM criou uma formação de jazz em que alia aos instrumentistas acústicos tradicionais (trompete, percussão, guitarra, piano, entre outros), “programadores” e responsáveis de “sampling”, sendo o resultado um disco de jazz onde o lado acústico tradicional se funde com vários efeitos electrónicos, num ambiente futurista.


Este ambiente futurista tem uma forte vertente intimista, sendo o álbum bastante melancólico. A estética de NPM é marcadamente negra, procurando o trompetista ambientes nostálgicos, de alguma intensidade emocional, mas que perde um pouco em variedade musical. É extremamente agradável ouvir uma ou duas músicas “de seguida”, mas é mais complicado ouvir o álbum do princípio ao fim, sem sentir algum desgaste emocional provocado pela nostalgia de “Er”.


O Trompete domina naturalmente o álbum, com temas exóticos e/ou de jazz, alternando a liderança poucas vezes com sons vocais e outros instrumentos, sobre uma percussão variada – ora tribal, ora de dança – num ambiente repleto de efeitos electrónicos.

Nils Petter Molvaer, “er”, 46’07’’, Universal

Comentários