KT Tunstall “Eye to the Telescope”



“Eye to the Telescope” de KT Tunstall, – songwriter escocesa (a residir nos Estados Unidos) – é um bom álbum de estreia. As letras não são excelentes, a música não é surpreendente e a voz de KT não é notável. No entanto, a cantora escocesa conseguiu compor um álbum com três ou quatro canções de boa inspiração e produzi-las a um nível profissional muito elevado, o que não é naturalmente fácil para um álbum de estreia.

Nas suas letras, KT Tunstall demonstra preferência pelos tradicionais problemas suscitados pela temática amorosa e por temas de cariz mais filosófico, sobre a postura perante a vida e os obstáculos do quotidiano. Por exemplo, em “Other side of the World”, uma das melhores melodias do álbum, é abordado o problema da quebra de paixão numa relação à distância, enquanto que na balada “Univers & U”, a perspectiva é mais positiva, abordando a letra a emoção de encontrar uma espécie de “alma gémea”. No plano mais meditativo sobre a postura perante a vida, salienta-se “Another place to fall” e “Minimal Disaster”, duas músicas com uma aproximação algo superficial aos problemas abordados, conseguindo “Another place to fall” melhores resultados como canção, devido a uma parte musical de boa qualidade.

No plano musical, KT Tunstall surpreende principalmente pelo bom gosto e elegância dos temas musicais – que alternam entre o universo pop melódico e melodias mais flexíveis e ritmadas de influência blues e jazz –, bem como pela sua boa noção de forma em algumas canções do álbum, conseguindo em alguns momentos criar boas sequências temáticas e evitar alguma monotonia musical. O principal problema de “Eye to the Telescope” é algum desequilíbrio qualitativo que se sente entre as músicas que o constituem.

KT Tunstall, “Eye to the Telescope”, 45’07’’, EMI

Comentários