Weezer “make believe”


“make believe” é um álbum bem produzido e cheio de melodias simples mas bonitas. O disco é marcadamente “teenager”, centrando-se as letras nos habituais temas adolescentes, que são expressos de um modo muito claro e directo: problemas amorosos (a dificuldade de contacto em “Perfect Situation”, o sentimento de solidão e grito de desespero em “Hold Me”, e o resignar à perda amorosa em “The Damage in your Heart”); confusão perante a vida e a dificuldade de pensar sobre os problemas em “Peace; a importância da amizade e o pedido de perdão a um amigo em “Pardon Me”; a crítica às drogas em “We are all on drugs”; e o sonho da riqueza em “Beverly Hills”.

No plano musical o grupo é bastante consistente, sendo as suas músicas simples mas bem construídas: a voz lidera com melodias bonitas e fáceis de cantar, sobre uma guitarra em acordes rasgados desinteressantes mas funcionais e uma bateria da qual se pode dizer pouco mais do que “marca bem o tempo” (uma espécie de metrónomo). Uma segunda guitarra faz por vezes melodias de belo efeito em contraponto à parte vocal.

Os contrastes musicais são os habituais do pop: contraste entre partes mais íntimas constituídas pela guitarra “clean”, bateria e voz e partes mais fortes, onde impera a guitarra de distorção. Não são muito entusiasmantes, mas são bem conseguidos, transmitindo um belo efeito.

Weezer, “make believe”, 45’16’’, Geffen

Comentários