Jazzanova “Blue Note Trip”




Os germânicos “Jazzanova” lançaram um novo disco de “dance music”, onde realizam uma viagem pelos músicos editados pela mítica editora “Blue Note”. O objectivo, segundo os próprios, era fazer um disco que chegasse simultaneamente aos entendidos de Jazz e aos que pretendem iniciar-se nesta linguagem musical, através da “dance music”.
Embora seja muito tradicional entre nós pegar em músicas antigas e dar-lhes novas “roupagens” mais modernas, tal não significa que isso tenha sempre bons resultados musicais. Como é evidente, nem sempre a “roupa moderna” é melhor do que a antiga, não chegando os rótulos de “moderno” ou “inovador” para tornar um disco bom.
No caso concreto, transformar velhos temas de jazz em músicas de dança para uso de DJ’s tem um contexto de audição muito bem definido: o contexto de dança em clubes, discotecas e festas particulares. Nitidamente, este não é um disco para ouvir numa experiência solitária, onde o objectivo seja acompanhar a música. O disco poderá ser bom para dançar, mar para ouvir de seguida, não é muito recomendável.
Os arranjos dos “Jazzanova” são interessantes num ponto. Evitam os actuais baixos modernos ensurdecedores e aceleradores de corações, e centram-se na energia das próprias melodias e nos seus carácteres emotivos. Assim, o disco vai desde um extremo: a música de dança com percussão latina de Bobby Hutcherson em “YuYo” e Horace Silver em “I’ve had a Little Talk”, até à melancolia em “Maiden Voyage” de Herbie Hancock” e “Beatrice” de Sam Rivers. Outros artistas representados neste álbum são Eddie Gale, Chico Hamilton, Nicola Conte e Lee Morgan.


Jazzanova, “Blue Note Trip”, CD duplo, EMI

Comentários