Coldplay “X&Y”




Neste álbum, os “Cold” Play não são “frios”, mas também não aquecem muito. É um disco sentimental e intimista, que nunca entra em loucuras extrovertidas ou num espírito de festa. O grande êxito radiofónico do álbum, a canção “Speed of Sound”, foi bem escolhida para os media porque é de longe a faixa mais animada de todas.
O carácter musical e poético do disco anda quase sempre em redor de um amor/amizade sensível, em múltiplas vertentes. Por exemplo, em “Fix you”, o rapaz promete estar “lá” quando as coisas correrem mal, para ajudar na recuperação; em “The Hardest Part”, o centro é a dor da rejeição amorosa; e em “What if”, o rapaz perde o ânimo devido ao medo da rejeição amorosa.
A solidão e o consequente medo juvenil também estão presentes ao longo do álbum. Um bom exemplo disso é a canção “Talk”, onde o “eu poético” expressa o seu medo e sentimento de incapacidade de superar as dificuldades, ao mesmo tempo que clama por uma voz amiga com quem desabafar.
Esta paleta de emoções sensíveis, tímidas e receosas encontra na parte do canto uma boa correspondência. As melodias e a voz de Chris Martin são doces e expressam em sintonia o conteúdo dos textos, com uma verdade emocional inquestionável – sem dúvida, a parte mais positiva do álbum. Já no plano da harmonia, o disco não é dos piores mas também não é entusiasmante (embora isso seja um mal geral do pop-rock). Finalmente, no plano rítmico, o disco é de morrer de tédio, tal é o primitivismo básico e a falta de espontaneidade das secções rítmicas.
Formalmente, as músicas acompanham muito o sentimentalismo geral do álbum. Geralmente, Chris Martin gosta de começar as canções acompanhado unicamente por um instrumento – na procura de maior intimismo –, entrando os restantes calmamente após uma ou duas estrofes. Sem dúvida que este intimismo formal resulta bem uma ou duas vezes, mas quando ultrapassa isso, como é o caso, torna-se algo aborrecido.
Em suma, os Cold Play são bons rapazes, cheios de emoções puras e bonitas, que poderão aquecer as almas sensíveis necessitadas, mas realmente não aquecem muito quem procura ouvir boa música.

Cold Play, “X&Y”, 62’37’’, EMI

Comentários