Jessye Norman “The Jessye Norman collection” III




Após o lied alemão (álbum 1) e a música religiosa (álbum 2), o terceiro álbum da colecção “The Jessye Norman collection” é inteiramente dedicado à “mélodie”, a canção artística francesa do século XIX e da primeira metade do século XX. Os dois discos que constituem este álbum descrevem a evolução da canção francesa ao longo de mais de 100 anos, desde Berlioz (1.ª metade do séc. XIX), passando por Ravel e Duparc (2.ª metade século XIX e início do séc. XX), concluindo em Francis Poulenc (1.ª metade do séc. XX).
Tal como no Lied, a principal atracção da mélodie é o poema e a forma como o compositor consegue traduzir musicalmente o rol de emoções presentes nos poemas. Neste álbum, as canções partem de alguns dos principais poetas de língua francesa, tais como Théophile Gautier, Charles Baudelaire, Guillaume Apollinaire, Jean Lahor entre outros.
As canções de Berlioz são tipicamente românticas, denotando bem uma das características deste período: o gosto pela noite e pelo sobrenatural. Um bom exemplo disso é a mélodie “Au cimetière (Clair de lune)”. As canções de Ravel e Duparc seguem também a estética romântica, mas os compositores são aqui atraídos pelo gosto romântico das terras distantes (“Asie” de Ravel) e pela ideia de viagem (“L’invitation au voyage” de Duparc).
Já as canções dos compositores franceses que sobressaíram no início do séc. XX – Satie e Poulenc –, são mais marcadas por uma estética de atracção pelo quotidiano e não tanto pelo longínquo. São bom exemplo disso as canções “Voyage à Paris” de Poulenc e “La Statue de bronze” de Satie.

Jessye Norman, “The Jessye Norman collection”, 2 CDs, Universal

Comentários