Compositores Contemporâneos Portugueses “Música Tradicional Açoreana”





A música tradicional tem servido de inspiração aos compositores clássicos ao longo dos tempos. Seguindo essa linhagem, a Numérica edita agora uma edição valiosa que reúne num só disco arranjos para coro, realizados por compositores do meio académico, a partir de temas da tradição musical açoreana.
Num país que ficou razoavelmente povoado de coros polifónicos a partir da década de 80, este disco vem assim contribuir para a renovação do repertório coral em língua portuguesa, para esses mesmos coros.
No plano estilístico, o disco “Música Tradicional Açoreana” é bastante multifacetado, visto que os compositores envolvidos, apesar de pertencerem quase todos a uma mesma geração, nem sempre partem dos mesmas técnicas musicais nos seus arranjos.
Deste modo, ao longo do álbum ouvem-se harmonizações cromáticas ao estilo de Wagner, micropolifonias (de sonoridades estáticas) ao estilo de Ligeti, modalismos modernistas ao estilo da primeira metade do século XX, e mesmo tonalismos (pós-modernos?).
O Coro Ricercare é o responsável pelas interpretações de excelente qualidade, num disco que é sem dúvida um documento importante da actual geração de compositores portugueses e que servirá de referência para futuros músicos.

Compositores Contemporâneos Portugueses, Música Tradicional Açoreana, 33’30’’, Numérica

Comentários