3 Doors Down “Seventeen Days”




Por trás de uma aparente rebeldia, os 3 Doors Down são bons rapazes. Talvez por esse motivo tenham vendidos desde a sua estreia em 2000 mais de 12 milhões de discos e realizem cerca de 300 concertos por ano. Este terceiro álbum de estúdio, “Seventeen Days”, é “emocionalmente e musicalmente correcto”, faltando-lhe porventura alguma loucura e originalidade.
Os temas melódicos são bastante básicos e repetitivos; os contrastes musicais, apesar de bem conseguidos, variam quase sempre entre leves secções acústicas e secções com distorção um pouco “menos leves”; a bateria e o baixo têm um papel de mero acompanhamento e raramente vão além disso; e a guitarra parece aprisionada e impossibilitada de demonstrar o seu verdadeiro talento, que apenas aparece raramente.
Falta algum coração a este álbum e muitas vezes as músicas soam mesmo algo falsas emocionalmente. Por exemplo, o alerta social para a questão da prostituição juvenil – em “Father’s son” – é muito pouco conseguido musicalmente, não encaixando bem a música na mensagem da letra, que nitidamente exigia outra força que não aquela resignação (pelo menos alguma frustração).
O plano mais filosófico do grupo – saliente em “My World” e “Live for Today” – é também pouco original e previsível. O pedido de responsabilização pessoal em “My World” soa a pedante e a clássica crítica juvenil à história da cigarra e da formiga em “Live for Today”, além de pouco original, é conseguido de uma forma muito superficial.
No plano amoroso, salvo a excepção de “Here by my”, as canções são também uma desilusão (é preciso ser algo arrogante e superficial para se identificar com estas canções). Em “It’s not me”, o rapaz queixa-se que a rapariga não o vê como ele é...; em “Let me go”, queixa-se que a rapariga o ama, mas não o compreende... Em suma, o rapaz não é fácil de contentar. Salva-se “Here by me” que, apesar da trivialidade, pelo menos é uma canção de amor clássica, onde a mensagem “que se dane o mundo, desde que te tenha a ti” é naturalmente simples, mas bonita. A principal originalidade do grupo são os motivos que os levam a vender tanto numa época marcada pela cópia pirata. Um caso patológico.

3 Doors Down, “Seventeen Days”, 51’53’’, Universal

Comentários