Com um ano de antecedência, já começam a surgir as primeiras homenagens e celebrações dos 250 anos do nascimento de Mozart (1756-2006).
Um dos músicos que decidiu antecipar-se à efeméride foi a violinista Anne-Sophie Mutter, que já iniciou o intitulado “The Mozart Project”, no qual se insere este duplo CD com obras de “Mozart : The Violin Concertos : Sinfonia Concertante”.
Uma das particularidades deste álbum é o facto de a violinista assumir simultaneamente o papel de maestrina, sendo muito interessante a posição crítica da violinista em relação a algumas interpretações virtuosísticas e sem alma de Mozart que se fazem na actualidade.
O primeiro álbum deste projecto é composto pelos cinco concertos de Mozart para violino e pela Sinfonia Concertante (K. 364) não sendo esta a primeira vez que Anne-Sophie Mutter grava estas obras. Esta gravação ganha assim especial interesse por permitir a comparação entre as várias gravações realizadas pela violinista e por ilustrar bem a complexidade de “esgotar” a leitura musical de uma obra. Como refere a própria Mutter, após trinta anos a tocar Mozart «continuo a apreciar descobrir coisas novas nas partituras de Mozart».
Anne-Sophie Mutter, “Mozart : The Violin Concertos : Sinfonia Concertante”, CD duplo, Deutsche Grammophon
Comentários